Nascido em Reims - França - em 1651, João Batista de La Salle foi o mais velho de oito irmãos. Seus pais eram nobres de corpo e alma, pois, além de seguir os ensinamentos e ritos católicos, seu pai, Luis de La Salle, era descendente de Carlos Magno e conselheiro do Supremo Tribunal e, sua mãe, Nicolle Moët de Brouillet, também duma família importante.
Seus pais queriam que ele seguisse a carreira política, mas a vocação dele era o sacerdócio e, os tendo dito isso, não houve resistência por saberem que "é o caminho do filho de Deus".
Recebeu a tonsura (primeiro corte de cabelo conferindo-lhe o primeiro grau de Ordem no clero, dado pelo Bispo) aos onze e nomeado cônego da Catedral de Reims aos dezesseis anos.
Perdeu seus pais aos vinte e um anos, assim, teve de cuidar dos irmãos e adiar seu sacerdócio.
Em 9 de abril de 1678 obteve o título de Doutor em Teologia.
Comovido pela situação dos pobres e ignorantes, La Salle lutou para dar ensino gratuíto a eles e para isso abandonou a própria casa e renunciou ao canonicato e a sua fortuna, organizando depois, homens chamados de Irmãos das Escolas Cristãs para concluir esse feito.
Encontrou a oposição das autoridades eclesiásticas, das quais não aceitavam que a educação fosse dada dessa maneira.
Mesmo assim La Salle teve êxito em criar ótimas escolas, caracterizadas pela boa educação, uso da língua vernácula (língua nacional) e formação católica. Inclusive para jovens delinquentes.
São João Batista de La Salle foi o pioneiro na organização de centros de formação para professores leigos, escolas técnicas, etc.
Sua morte ocorreu em Saint Yon, 7 de abril de 1719, numa sexta-feira santa, mas sua obra, vive até hoje com várias escolas por todo o mundo.
Em 1900 foi canonizado como "padroeiro celeste, junto a Deus, de todos os educadores" pelo Papa Pio XII.
http://www.lasalle.edu.br/public/uploads/files/2016/Breve%20biografia%20de%20S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o%20Batista%20de%20La%20Salle.pdf
http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-joao-batista-de-la-salle
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.