terça-feira, 31 de maio de 2016

31 de maio - Refutação e demonstração

    Seja-me permitido recordar, entretanto, ao autor uma distinção que ele mesmo faz. No seu livro acentua também a diferença entre a mediação de justiça, em vista dos méritos, e a mediação da graça, por via de intercessão. E do mesmo modo uma coisa é dizer que Deus não possa, e outra que Deus não queira conceder as suas graças sem a intercessão de Maria. Nós confessamos que Deus é a fonte de todos os bens e o Senhor absoluto de todas as graças. Confessamos também que Maria não é mais que uma pura criatura e que, quando obtém, tudo recebe de Deus gratuitamente. Mais que todas as outras, esta sublime criatura na terra também o honrou e amou, sendo por ele escolhida para Mãe de seu Filho, o Salvador do mundo. Querendo exaltá-la de um modo extraordinário, determinou por isso o Senhor que por suas mãos hajam de passar e sejam concedidas todas as graças e mercês dispensadas às almas remidas. Não é muito razoável e muito conveniente tal suposição? Quem poderá dizer o contrário? Não há duvida, confessamos que Jesus Cristo é o único medianeiro de justiça. porque por seus méritos nos obtém a graça e a salvação. Mas ajuntamos que Maria é medianeira de graças, e como tal pede por nós em nome de Jesus Cristo e tudo nos alcança por merito dele. Assim, pois, à intercessão de Maria devemos, de fato, todas as graças que solicitamos. Nada há nisso de contrario aos sagrados dogmas. Ao invés, o que há é plena conformidade com os sentimentos da Igreja, Nas orações por ela aprovadas nos ensina a recorrer sempre à Maria e a invocá-la como "salvação dos doentes" , refúgio dos pecadores, auxílio dos cristãos, via e esperança nossa" , Nas festas da Santíssima Virgem aplica-lhe no ofício as palavras dos livros da Sabedoria e assim nos dá a entender que nela acharemos toda esperança. "Em mim há toda a esperança da vida e da virtude" (Eclo 24,25) Em suma acharemos em Maria a vida e a nossa salvaçaõ. "Quem me acha, achará a vida e haurirá do Senhor a Salvação" (Pr 8,35) Lemos numa outra passagem: "Os que operam por mim não pecarão; aqueles que me esclarecem terão a vida eterna"(Eclo 24,30). Tudo está nos mostrando quão necessária é a intercessão de Maria.
    Nessa convicção confirmaram-me muitos teólogos e Santos Padres. Injustiça fora afirmar que eles, como diz o sobredito autor, exaltando Maria, tenham caído em hiperboles e exagerações desmedidas. Tanto uma como outra saem dos limites do verdadeiro. Não podemos, pois atribuí-las aos santos que falaram inspirados por Deus, que é espírito de verdade.
   Permitam-me fazer aqui uma breve digressão, para externar o que sinto. Quando uma sentença de qualquer modo honrosa para a Santíssima Virgem tem algum fundamento e não repugna à verdade, deixar de adotá-la e combatê-la, porque a sentença contrária pode também ser verdadeira, é indicio de pouca devoção á Mãe de Deus. Não quero estar, nem  meus leitores entre esses poucos devotos de Maria. Desejo pelo contrário vê-los entre os que creem plena e firmemente tudo quanto sem erro podem crer das grandezas de Maria, segundo as palavras do abade Roberto, que conta semelhante fé entre um dos obséquios mais agradáveis a Maria. Quando não houvesse outro a nos livrar do temor de ser excessivo nos louvores de Maria, bastava o Pseudo-Agostinho para fazê-lo. Conforme suas palavras, tudo quanto pudermos dizer em louvor a Maria é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus. Confirmai isto a Santa Igreja, a qual faz ler na Missa da Santíssima Virgem as seguintes palavras: Bem-aventurada és Tu, Santa Virgem Maria, e mui digna de todo louvor.
    Voltemos, pois, ao nosso assunto e vejamos o que dizem os santos Padres sobre a sentença proposta. Segundo S.Bernardo, Deus encheu Maria com todas as graças para que por seu intermédio recebam os homens todos os bens que lhes são concedidos. Faz aqui o Santo uma profunda reflexão acrescentando: Antes do nascimento da Santíssima Virgem, não existia para todos essa torrente de graças, porque não havia ainda esse desejado aqueduto: Maria foi dada ao mundo - continua ele- a fim de que por se intermédio, como por m canal, até nós corresse sem cessar a torrente das graças divinas.
    Que lhe arrebentassem os aquedutos, foi ordem dada por Holofenes para tomar a cidade de Betúlia (Jt 7,6) . Assim o demônio também envida todos os esforços para acabar com a devoção à Mãe de Deus nas almas. Pois, cortado esse canal de graças, mui fácil se lhe torna a conquista. Consideremos, portanto, continua S.Bernardo, com que afeto a devoção quer o Senhor que honremos esta nossa Rainha. Consideremos o quanto deseja que a ela sempre recorramos e em sua proteção confiemos. Pois em suas mãos depositou a plenitude de todos os bens, para nos tornar cientes de que toda esperança, toda graça, toda salvação, a nós chegam pelas mãos dela. A mesma coisa declara S.Antonio. Todas as misericórdias dispensadas aos homens lhe tem vendo por meio de Maria.
    É por isso Maria comparada à lua. Colocada entre o sol e a terra, a lua dá a esta o que recebe daquele, diz S.Boaventura; do mesmo modo recebe Maria os celestes influxos da graça para no-los transmitir aqui na terra.
    Pelo mesmo motivo chama-lhe a Igreja "Porta do céu". Como todo indulto do rei passa pela porta de seu palácio, observa S.Bernardo, assim também graça nenhuma desce do céu à terra sem passar pelas mãos de Maria. Ajunta S.Boaventura que Maria é chamada porta do céu porque ninguém pode entrar no céu senão pela porta, que é Maria.
    Nesse sentimento confirma-nos S.Jerônimo ( Isto é, um antido autor com esse nome) no sermão da Assunção, que vem inserido nas suas obras. Nele lemos que em Jesus Cristo reside a plenitude da Graça, como na cabeça, de onde se transfunde para nós, que somos seus membros, o vivificador espírito dos auxílios divinos necessários à nossa salvação. Em Maria reside a mesma plenitude como no pescoço, pelo qual passa esse espírito para comunicar-se ao resto do corpo. Com cores mais vivas dá S.Bernardino o mesmo pensamento: Por meio de Maria Transmitem-se aos fiéis, que são o corpo mistico de Cristo, todas as graças da vida espiritual emanadas de Jesus Cristo, que lhe é cabeça. E com as seguintes palavras procura confirmar isto. Tendo-se Deus dignado habitar no ventre desta Virgem Santíssima, adquiriu ela uma certa jurisdição sobre todas as graças; porque, saindo Jesus Cristo do seu ventre sacrossanto, dele saíram juntamente como de um oceano celeste todos os rios das divinas dádivas. Escrevendo com maior clareza ainda, diz o Santo: A partir do momento que esta Virgem Mãe concebeu em seu ventre o Verbo Divino, adquiriu, por assim dizer, um direito especial sobre todos os dons que nos provem do Espírito Santo, de tal modo que  criatura alguma recebe graças de Deus, senão por mãos de Maria. À encarnação do Verbo e a sua Mãe Santíssima refere-se a passagem de Jeremias (31,22) "Uma mulher circundará um homem". Certo autor explica exatamente no mesmo sentido estas palavras: Nenhuma linha pode sair do centro de um circulo sem passar primeiro pela circunferência. Assim de Jesus, que é o centro, graça alguma chega até nós sem antes passar por Maria, que o encerra, desde que o recebeu em seu puríssimo seio. Por este motivo, segundo S.Bernardino, todos os dons, todas as virtudes e as graças também todas, são dispensadas pelas mãos de Maria, a quem, quando e como ela quer. Assevera igualmente Ricardo de S.Lourenço ser vontade de Deus  que todo bem que faz às suas criaturas lhes venha pelas mãos de Maria. O venerável abade de Celes exorta por isso todos à invocação dessa tesoureira da graça, como denomina, porque só por intermédio dela os homens hão de receber todo o bem que podem esperar. De onde claramente se vê que os citados santos e autores, afirmando nos virem todas as graças por meio de Maria, não o quiseram dizer só no sentido como o entende o sobredito autor. Para ele, tudo apenas significa que de Maria temos recebido Jesus, que é a fonte de todos os bens. Não; os santos também afirmam que Deus, depois de nos ter dado Jesus Cristo, quer que, pelas mãos de Maria e por sua intercessão, sejam dispensadas todas as graças que em vista dos méritos de Jesus Cristo se tem concedido, se concedam e se hão de conceder aos homens até ao fim do mundo.
    Daqui conclui o Padre Suárez que é hoje sentimento universal da Igreja que a intercessão de Maria não somente nos é util, mas também necessária. Necessária como dissemos, não de necessidade absoluta, porque tal nos é somente a mediação de Jesus Cristo. Mas necessária moralmente, porque entende a Igreja, como pensa S.bernardo, que Deus tem determinado dispensar-nos suas graças só pelas mãos de Maria. E primeiro que S.Bernardo, assim afirmou S.Ildefonso, dizendo á Santíssima Virgem: ó Maria, o Senhor determinou entregar nas vossas mãos todos os bens que aos homens quer dar, e por isso vos confiou riquezas e tesouros de sua graça. Por esta razão exigiu Deus o consentimento de Maria para se fazer homem. Em primeiro lugar para que ficássemos todos suavemente obrigados à Virgem, e depois para que entendêssemos que ao arbítrio dela está entregue a salvação de todos os homens.
    Lê-se no profeta Isaías (11,1) que da raiz de Jessé sairia uma haste, isto é, Maria, e dela, uma flor, isto é , O Verbo Encarnado. Sobre esta passagem tece Conrado de Saxônia este belo comentário: "Todo aquele que deseja obter a graça do Espírito Santo, busque em sua haste, isto é Jesus em Maria. Pois pela haste encontraremos a flor e pela flor chagaremos a Deus. - Se queres possuir a flor, procura com orações inclinar a teu favor a vara da flor e alcançá-las-ás . De outro lado nota-te as palavras do seráfico S.Boaventura, comentando o trecho "Eles encontraram a criança com Maria, sua Mãe". Ninguém, dia ele, achará jamais a Jesus senão com Maria e por meio de Maria. E conclui que em vão procura Jesus quem não procura achá-lo com sua Mãe. Dizia por isso S.Ildefonso: Quero ser servo do Filho;mas como ninguém pode servir ao Filho sem servir também a Mãe esforço-me, por conseguinte, em servir a Maria.

Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.