domingo, 1 de maio de 2016

2 de maio- Maria é Rainha de Misericórdia

   Maria é, pois Rainha. Mas saibamos todos, para consolação nossa, que é uma Rainha cheia de doçura e de clemência, sempre inclinada a favorecer e fazer bem a nós, pobres pecadores. Quer por isso a Igreja que a saudemos como Mãe de Misericórdia. O próprio nome de Rainha, considera S. Alberto Magno, denota piedade e providência para com os pobres, enquanto que a imperatriz dá ares de severidade e rigor. A magnificência dos reis e das Rainhas consiste em aliviar os desgraçados, diz Sêneca. Enquanto que os tiranos governam tendo em vista seu interesse pessoal, devem os reis procurar o bem de seus vassalos. Por isso na sagração dos reis se lhes unge a testa com óleo. É o simbolo da misericórdia e benignidade de que devem estar animados para com seus suditos.
    Devem pois, os reis principalmente empregar-se nas obras de misericórdia, mas sem omitir, quando necessária, a justiça para com os réus. Não assim, Maria. Bem que seja Rainha, não é rainha de justiça, zelosa no castigo dos malfeitores. É Rainha de Misericórdia, inclinada só à piedade e ao perdão dos pecadores. Por isso quer a Igreja que expressamente lhe chamemos de Rainha de Misericórdia.

   Eu ouvi- diz o salmista- estas duas coisas: que o poder é de Deus e que vossa é a misericórdia (sl 61,12,13). Considerando o afamado chanceler de Paris, João Gerson, as palavras de Davi, disse: Consistindo o reino de Deus na justiça e na misericórdia, o Senhor Dividiu: o reinado da justiça reservou para si, e o reinado da Misericórdia cedeu à Maria. E ainda o Senhor ordenou que pelas mãos de Maria passariam, e ao seu arbítrio seriam conferidas todas as misericórdias dispensadas aos homens. Isto mesmo confirma um escritor no prefácio das epístolas canônicas, escrevendo: Quando a Santíssima Virgem concebeu o Divino Verbo e deu a luz, obteve metade do reino de Deus; tornou-se Rainha de Misericórdia e Jesus ficou sendo o Rei da Justiça.
   O eterno Pai constituiu Jesus Cristo Rei de Justiça e fê-lo, por conseguinte , juiz universal do mundo. Vem daí a exclamação do salmista: Dai, ó Deus, ao Rei a vossa equidade, e ao filho do rei a vossa Justiça (sl 71,2). Pelo que diz um douto interprete; Senhor, destes ao vosso Filho a Justiça, porque a Mãe do Rei entregastes a misericórdia. Aqui S. Boaventura tece belo comentário á citada passagem dizendo: "Dai, ó Deus, vosso juízo ao Rei e vossa Misericórdia à sua Mãe. Ernesto, arcebispo de Praga, também diz que o Eterno Pai deu ao filho o ofício de julgar e punir, e á Mãe o ofício de socorrer e aliviar os miseráveis. Por isso profetizou o mesmo profeta Davi que o Próprio Deus consagrou Maria Rainha de Misericórdia, ungindo-o com óleo de alegria. Por isso te ungiu o teu Deus com o óleo da alegria" (Sl 44,8). E isso para que todos nós, miseráveis filhos de Adão, nos alegrássemos, considerando que temos no céu esta Rainha toda cheia de unção, misericórdia e piedade para conosco, observa Conrado de Saxônia.
   Muito bem aplica S. Alberto Magno a este propósito e história da Rainha Ester, que foi figura de Maria, nossa Rainha.Ora, se por amor a Ester, o rei concedeu a salvação dos judeus, como poderá Deus, cujo amor por Maria é sem medida, deixar de ouvi-la quando pede pelos pobres pecadores, que a ela se recomendam? Se em algum tempo achei graça diante de teus olhos, dá-me o meu povo- repete-lhe a Virgem Santíssima. Bem sabe a Divina Mãe, que é bendita e bem-aventurada, que é a única das criaturas que achou a graça perdida pelos homens. Bem sabe que é a predileta de seu senhor, por ele querida acima de todos os anjos e santos. Se me amais, Senhor,- diz-lhe então- dai-me esses pecadores pelos quais vos rogo. E é possível que o Senhor a deixe desatendida? Quem ignora o poder das preces de Maria junto de Deus? A lei da clemência está em sua língua, diz o Sábio (Pr 31,26). Toda suplica sua é como uma lei estabelecida pelo Senhor, para que se use de misericórdia com todos aqueles por quem Maria interceder. O autor dos Sermões sobre a "Salve Rainha" indaga por que motivo  Igreja intitula Maria Santíssima Rainha de Misericórdia. E responde: " Para que acreditemos que Maria abre o oceano imenso da misericórdia de Deus a quem quer, quando quer e como quer. Pelo que não há pecador, nem o maior de todos, que se perca, se Maria o protege.

ORAÇÃO:
  Ó Mãe do meu Deus e Senhora Minha, ó Maria, tal como se apresenta a uma excelsa soberana um pobre chagado e repugnante, me apresento a Vós, que sois Rainha do céu e da terra. Rogo-vos, lá do alto trono, em que estais sentada, vos digneis volver os vossos olhos para este pobre pecador. Deus vos fez tão rica, a fim de socorrerdes os pecadores; elegeu-vos Rainha para que pudésseis aliviar os miseráveis. Olhai, pois, para mim e compadecei-vos de minha miséria. Olhai-me e não me abandoneis enquanto de pecador não me tiverdes mudado em santo. Bem sei que nada mereço. Antes por minha ingratidão mereceria ser privado de todas as graças que do senhor recebi por vosso intermédio. Mas Vós, que sois Rainha de Misericórdia, buscais de preferencia misérias e não méritos para socorrer os necessitados. Ora, quem há mais necessitado e miserável do que eu?
    Ó Virgem Excelsa, sei que sois Rainha do Universo e minha Rainha também. Quero porém, de um modo mais especial consagrar-me ao vosso serviço, para que disponhais de mim segundo vosso beneplácito. Exclamo pois, com S. Boaventura: Ó Minha Soberana, à vossa soberania me entrego, para que domineis conforme o vosso arbítrio sobre tudo quanto tenho e sou; não me abandoneis. Governai-me, dai-me a vossas ordens, de mim disponde à vossa vontade. Castigai-me, até quando for desobediente, porque muito salutares me serão vossos castigos. Considero maior ventura ser vosso servo que Senhor do Universo. Sou vosso; salvai-me. Aceitai-me ò Maria, como vosso servo e cuidai de minha salvação. Já não quero pertencer-me a mim mesmo; a vós me dou. E se mal até agora vos tenho servido, deixando de honrar-vos em tantas ocasiões, quero para o futuro associar-me a vossos mais devotados servos. Sim, ó Amabilíssima Rainha, de hoje em diante mais do que ninguém vos hei de amar e honrar. Assim o prometo e assim espero executá-lo com vosso auxílio. Amém

Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.