sábado, 30 de abril de 2016

1° de maio - Maria é Rainha

Tendo sido a Santíssima Virgem elevada à dignidade de Mãe de Deus, com justa razão a Santa Igreja a Honra, e quer que de todos seja Honrada com o título glorioso de Rainha. Se o Filho é Rei, diz Pseudo-Atanásio, justamente a Mãe deve considerar-se e chamar-se Rainha. Desde o momento em que Maria aceitou ser a Mãe do Verbo Eterno, diz São Bernardino de Sena, mereceu tornar-se Rainha do Mundo e de todas as criaturas. Se a carne de Maria, conclui Arnoldo, Abade, não foi diversa de Jesus, como, pois, da monarquia do Filho pode ser separada a Mãe? Por isso deve julgar-se que na Glória do Reino não só é comum entre a Mãe e o Filho, mas também que é a mesma para ambos.
           Se Jesus é Rei do Universo, do universo também é Maria Rainha, escreve Roberto, abade. De modo que, na frase de S. Bernardino de Sena. quantas são as criaturas que servem a Deus, tantas também devem servir a Maria. Por conseguinte, estão sujeitos ao domínio de Maria os anjos, os homens e todas as coisas do céu e da terra, porque tudo está também sujeito ao império de Deus. Eis que Guerrico abade lhe dirige estas palavras: Continuai pois, a dominar com toda a confiança; disponde a vosso arbítrio dos bens de Vosso Filho; pois, sendo Mãe e Esposa do Rei dos Reis, pertence-vos como Rainha o reino e o domínio sobre todas as criaturas.

ORAÇÃO:
  Ó Mãe do meu Deus e Senhora Minha, ó Maria, tal como se apresenta a uma excelsa soberana um pobre chagado e repugnante, me apresento a Vós, que sois Rainha do céu e da terra. Rogo-vos, lá do alto trono, em que estais sentada, vos digneis volver os vossos olhos para este pobre pecador. Deus vos fez tão rica, a fim de socorrerdes os pecadores; elegeu-vos Rainha para que pudésseis aliviar os miseráveis. Olhai, pois, para mim e compadecei-vos de minha miséria. Olhai-me e não me abandoneis enquanto de pecador não me tiverdes mudado em santo. Bem sei que nada mereço. Antes por minha ingratidão mereceria ser privado de todas as graças que do senhor recebi por vosso intermédio. Mas Vós, que sois Rainha de Misericórdia, buscais de preferencia misérias e não méritos para socorrer os necessitados. Ora, quem há mais necessitado e miserável do que eu?
    Ó Virgem Excelsa, sei que sois Rainha do Universo e minha Rainha também. Quero porém, de um modo mais especial consagrar-me ao vosso serviço, para que disponhais de mim segundo vosso beneplácito. Exclamo pois, com S. Boaventura: Ó Minha Soberana, à vossa soberania me entrego, para que domineis conforme o vosso arbítrio sobre tudo quanto tenho e sou; não me abandoneis. Governai-me, dai-me a vossas ordens, de mim disponde à vossa vontade. Castigai-me, até quando for desobediente, porque muito salutares me serão vossos castigos. Considero maior ventura ser vosso servo que Senhor do Universo. Sou vosso; salvai-me. Aceitai-me ò Maria, como vosso servo e cuidai de minha salvação. Já não quero pertencer-me a mim mesmo; a vós me dou. E se mal até agora vos tenho servido, deixando de honrar-vos em tantas ocasiões, quero para o futuro associar-me a vossos mais devotados servos. Sim, ó Amabilíssima Rainha, de hoje em diante mais do que ninguém vos hei de amar e honrar. Assim o prometo e assim espero executá-lo com vosso auxílio. Amém

Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.