terça-feira, 29 de setembro de 2015

Regras de Vida Cristã

1- De manhã, ao se levantar, fazer os atos indicados posteriormente. Todos os dias fazer meia hora de oração mental e pelo menos um quarto de hora de leitura de algum livro espiritual. Participar da Missa. Fazer a visita ao Santíssimo Sacramento e á Mãe de Deus. Rezar o Rosário. À noite fazer o exame de consciência, ato de arrependimento, os atos cristãos e rezar a Ladainha de Nossa Senhora.

2- Confessar-se e comungar pelo menos semanalmente e até mais vezes, se o Diretor espiritual o permitir.

3- Escolher um bom confessor, instruído e piedoso; seguir suas orientações tato no tocante aos atos de devoção, como nas questões importantes; não abandoná-la se motivo grave.

4- Evitar a ociosidade, as más companhias, as conversas inconvenientes e, principalmente, as ocasiões de pecado, especialmente quando há perigo para a castidade.

5- Nas tentações, principalmente nas impuras, fazer logo o Sinal da Cruz e invocar os nomes de Jesus e Maria, enquanto durar a tentação.

6- Se cometer algum pecado, arrepender-se logo e resolver emendar-se. Se o pecado for grave, confessar-se o quanto antes.

7- Sempre que possível ouvir as pregações; pertencer a alguma irmandade ou grupo, ali procurando apenas a salvação eterna.

8- Para Honrar a Maria Santíssima, jejuar aos sábados e na vigília de suas festas, fazendo ao mesmo tempo alguma outra mortificação corporal conforme o conselho do diretor espiritual. Fazer a novena para as festas de Maria, do Natal, de Pentecostes e do próprio padroeiro.

9- nas situações desagradáveis, doenças, perdas, perseguições, conformar-se com a vontade de Deus e ficar em paz, dizendo: " assim Deus quer, assim seja!".

10- Todos os anos fazer os exercícios espirituais em alguma casa religiosa ou algum lugar retirado. Ou, pelo menos, fazê-lo e casa mesmo, dedicando-se o mais possível à oração, ás leituras espirituaise ao silêncio. Do mesmo modo fazer um dia de retiro a cada mês. evitando as conversas e recebendo a Eucaristia.

autor: Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.