terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Novidades sobre a eleição da Diretoria Executiva (Gestão 2025-2028)

 Neste último domingo (08/12/2024, Festa da Imaculada Conceição) foram encerradas as inscrições das "chapas" para Presidente e Vice-Presidente. Os candidatos que se apresentaram podem ser identificados na foto da Gestão 2019-2022 e são os seguintes: 

  • Célia Rios de Macedo Ramos (Presidente) e Luiz Eduardo da Silva (Vice-Presidente) (vide o respectivo Plano de Trabalho);
  • Rodolfo Cristiano dos Santos (Presidente) e Adriano do Nascimento Souza (Vice-Presidente) (vide o respectivo Plano de Trabalho).
A próxima etapa agora é a eleição propriamente dita. Segundo a Regra de Vida:
  • (n. 56) O Conselho Geral é constituído de todos os membros consagrados da Congregação Mariana e se reúne, ao menos uma vez por ano, sob a Presidência de um Congregado Mariano que, na medida do possível, não deve ser membro da Diretoria Executiva, escolhido no momento pelo Conselho Geral.
  • (n. 57) Compete ao Conselho Geral: (a) Eleger anualmente, ou a cada dois ou três anos, entre os candidatos previamente aprovados pelo Bispo Diocesano ou seu delegado, o Presidente da Diretoria Executiva e dois conselheiros que o acompanhem na administração dos bens da Congregação (Código do Direito Canônico, c. 1280).
Dada a elevada abstenção dos congregados de nossa CM nas Reuniões Ordinárias, justificada em certos casos por motivos justos, e visando uma maior participação no ato eletivo, propõe-se a sua realização por duas formas: presencial e eletrônica. Neste caso, será usado o sistema "Helios Voting", que é "um sistema de votação online que oferece eleições verificáveis, privadas e seguras. Ele garante que o voto do eleitor seja mantido em sigilo, e ainda permite que cada eleitor verifique se seu voto foi recebido e contabilizado corretamente ." Este sistema foi adotado pela Universidade de São Paulo (bem como inúmeras outras instituições brasileiras e estrangeiras) que já o utilizou em 1000 eleições.

Se o eleitor votar pela forma eletrônica, não poderá votar pela forma presencial, e vice-versa. Por isso, haverá um prazo para a votação eletrônica, que será encerrada no dia anterior da votação presencial. Assim, os congregados cadastrados que tiverem votado pela forma eletrônica estarão automaticamente excluídos da votação presencial, marcada para o dia da Reunião Ordinária do segundo domingo de janeiro/2025 (dia 12). Na votação presencial também deverão ser eleitos dois conselheiros.

No sentindo de propiciar maior transparência e permitir que se experimente antecipadamente o sistema, criaremos um evento de teste que os congregados cadastrados poderão acessar, aprendendo como utilizá-lo; neste sentido, publicaremos uma postagem explicando o processo. NOTA: em qualquer caso, somente os congregados com cadastro atualizado poderão votar. A lista dos nomes destes foi publicada em nosso grupo whatsapp no dia 11/12/2024.

Cremos que sejamos a primeira congregação mariana no Brasil a implementar este método de votação.  Em 1948 (2º centenário da Bula “Gloriosæ Dominæ”), o Papa Pio XII publicou a Const. Apostólica “Bis Sæculari Die”, louvando as CCMM por sua “eficácia e atualidade”. Que Nossa Senhora sempre nos impulsione nesta direção, permitindo o avanço da milícia da Imaculada por todos os confins da terra. Salve Maria!
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.