terça-feira, 16 de agosto de 2022

Entrevista do Pe. José Henrique

Assista à entrevista com o Diretor Espiritual de nossa CM, Pe. José Henrique:
https://youtu.be/35WzU8UhSz8

Formulário de Pesquisa - Projeto de Formação e Instrução Mariana

 https://forms.gle/fgLKdDwdrs3Wio5T8

Conforme combinado na Reunião da Diretoria da Federação das CMs de nossa Diocese deste sábado, apresentamos acima o link para o formulário de pesquisa do Projeto de Formação e Instrução Mariana. Pedimos a todos que preencham e divulguem. Pode ser preenchido por congregados mas também por não congregados que convivam nas comunidades onde uma CM esteja presente. Também pode ser preenchido pelos Diretores Espirituais (sacerdotes) destas CMs, além dos diretores, presidentes, formadores e instrutores. Salve Maria!



domingo, 5 de junho de 2022

Retorno das reuniões presenciais na capela

Graças a Deus e, certamente, com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, nossa congregação mariana volta à normalidade. Tivemos hoje a primeira reunião ordinária na Capela, substituindo as reuniões virtuais ou presenciais em outro endereço. 

O formato mudou um pouco, para facilitar a participação e avançar no crescimento. Antes da reunião, é compartilhado um vídeo no nosso canal do Youtube, que apresenta a pauta base em detalhes. Assim, é possível reduzir a duração do reunião para 15 minutos (desconsiderando-se a discussão de questões que surgem durante o encontro).

Desta forma, em seguida foi possível emendar um curso de formação para os aspirantes,  ministrado pelo nosso instrutor e vice-presidente, João Marcos. Hoje, tratou-se do papel de São Inácio de Loyola na criação dos jesuítas, dos quais surgiram as congregações marianas. 

Cremos que este rumo que tomamos impulsionará o crescimento e florescimento desta nossa congregação "bebê" (comparada com as demais de nossa Diocese), que comemorará seus 10 anos de existência no ano que vem. Que Nossa Senhora Auxiliadora e São José sempre nos protejam e guiem. Salve Maria!

domingo, 24 de abril de 2022

A Justiça de Deus é inseparável de sua Misericórdia

"Mas também existe o abuso da misericórdia, que é justamente a situação daquelas pessoas que, esquecendo que Jesus também é justo, não se importam em pecar, apenas dizem: Jesus é misericordioso e perdoa todo mundo; e isso é verdade. Jesus é misericordioso e perdoa todo mundo que acolhe a graça da misericórdia. Em que consiste o acolhimento da graça da misericórdia? É o arrependimento, é o firme propósito de não querer voltar a pecar. Se nós não levarmos isso em conta, vamos separar duas potências de Deus, duas essências de Deus que são inseparáveis: Deus é justo e misericordioso. Aquele que não confia na misericórdia de Deus, fica preso só na justiça, diz: eu mereço o inferno, por isso não tenho salvação; se perdeu porque não crê na misericórdia de Deus. O outro só acredita na Misericórdia de Deus e não leva em conta a sua Justiça; então, acha que pode continuar fazendo tudo 'de torto', porque no final Deus sempre salva. Ora, mais uma vez é uma negação da fé que, nos dois casos, traz muitas consequências. No primeiro caso, praticamente ninguém se salva; no segundo, ninguém se perde, e ambos se encontram no mesmo erro. São erros gerados pela falta de fé e pela falta de correspondência à graça da misericórdia e à graça da justiça."

Homilia do dia 24/abril/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



domingo, 17 de abril de 2022

``Aleluia!'' a todas as nações

"'Aleluia' é uma expressão que só se encontra no sentido religioso; é uma palavra pura e unicamente religiosa. Usada em qualquer outra situação, não tem sentido. Essa palavra em inglês é 'Aleluia', em português é 'Aleluia', em árabe é 'Aleluia', em hebraico é 'Aleluia', em latim é 'Aleluia'. É uma palavra só, porque tem um sentido só. 'Aleluia' é a nossa expressão espiritual de alegria, alegria única que só pode ser dada por Cristo."

Homilia do dia 17/abril/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



domingo, 10 de abril de 2022

Fuga para uma nova vida ou para os mesmos crimes?

"Mesmo diante de nossos pecados, Nosso Senhor não deixa de nos dizer e de nos propor que os nossos pecados possam ser perdoados. A diferença está na atitude dos dois ladrões. O bom ladrão, assim apelidado, São Dimas, ele vai dizer: eu reconheço, eu mereço este castigo, por causa dos crimes que eu cometi. O outro ladrão não está querendo reconhecer as culpas, está querendo fugir. Dá para se intuir que esse fugir não é para correr e fazer penitência para o resto da vida, mas fugir para provavelmente voltar aos mesmos crimes."

Homilia do dia 10/abril/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



domingo, 3 de abril de 2022

Semana Santa: é preciso participar bem

"Até se percebe isso no tempo da Quaresma: há um aumento do número de pessoas dentro das igrejas, não só pelos que nasceram, mas aqueles que voltaram a frequentar. Pena que, nos anos passados (não vou falar do futuro, porque não cabe a mim), depois da Páscoa, já não se percebia a mesma quantidade de pessoas. Percebe-se até um erro de comportamento religioso na sexta-feira da Paixão, onde mais do que o dobro de pessoas está presente na procissão do Senhor morto, mas na cerimônia da Paixão, pouquíssimas pessoas vão, em comparação com a procissão. É porque é 3 da tarde? Se seu parente morrer e o velório for às 3 horas da tarde, você não vai? Não tem sentido. Então, é preciso pedir aos fiéis que as cerimônias da Sexta-feira da Paixão (o único dia do ano que não há missa) sejam bem vividas, tanto quanto se procura fazer na procissão que, liturgicamente ou piedosamente falando, é bem inferior à cerimônia da Paixão."

Homilia do dia 03/abril/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



domingo, 27 de março de 2022

Isto não é mágica!

"Durante a homilia, o Papa se referiu à consagração que faria da Rússia da Ucrânia e de todos os países do mundo inteiro, em união com os bispos e com os fiéis. Ele vai dizer: isto não é mágica. Quem aqui nunca viu uma mágica? O que é que torna uma mágica tão agradável de se ver? É a surpresa. Você está ali e, de repente, aparece uma pombinha de dentro da blusa do mágico. Mas o Papa diz: isso não é mágica, porque a mágica engana os sentidos. Você fica até sem graça se, depois de rir, se divertir e se emocionar, vem alguém e mostra exatamente o que aconteceu, como aquela mágica foi feita, e pensa: como é que fui enganado? Nosso Senhor e o Papa estão querendo nos dizer que a realidade da vida material não é igual à realidade da vida sobrenatural. O milagre de multiplicar o pão é incomparavelmente menor do que o milagre de uma absolvição dos pecados. Mas, infelizmente, a começar por mim, eu me sentiria muito mais emocionado vendo a multiplicação dos pães, do que depois do padre dizer: ``vai em paz, os teus pecados estão perdoados'', depois de ter me dado absolvição. A realidade da absolvição dos pecados e dos bens espirituais é incomparavelmente superior, e seu modo de agir também. "

Homilia do dia 27/março/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



segunda-feira, 21 de março de 2022

A juventude espiritual é eterna

"É preciso, portanto, lutar e manter a perseverança. Nós que temos a graça de conhecer e de participar da Missa em latim, que preserva essa oração ao pé do altar (subirei ao altar de Deus, o Deus que é a Alegria da minha juventude): que juventude é essa? Fisicamente, já foi embora, ou está indo embora e cada dia diminui; mas a juventude espiritual, esta não. Você leva em conta que você é um ser eterno e, portanto nunca deixará de existir? Portanto, a cada dia que passa, o meu amor por Deus pode aumentar, a minha comunhão com Ele pode se aprofundar. Eu não posso jamais dizer: basta, Senhor, já te amo o suficiente; isto você vai ter necessariamente de dizer à tua esposa, pois você não pode idolatrá-la. Isto você terá que dizer necessariamente para o seu marido: eu te amo, mas você está em segundo lugar, em primeiro está Deus. Mas o amor a Deus é sem limite. Por isso, a perseverança na graça, a luta constante para ser bom, justo e querer conhecê-lo cada vez mais, porque Ele é a verdade. Praticar a verdade significa conhecer cada vez mais a verdade que é Deus. Como é que eu vou fazer isso? Mantendo uma intimidade cada vez maior com Ele."

Homilia do dia 20/março/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



domingo, 13 de março de 2022

Quaresma: tempo de exercícios espirituais

"Meus caríssimos irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo, como dissemos, a Quaresma é um tempo de exercício espiritual. No primeiro domingo, Jesus nos ensinou a enfrentar as tentações do demônio, colocando Deus em primeiro lugar, querendo antes fazer a vontade de Deus e não permitindo a idolatria de si próprio, das coisas e nem do demônio. Hoje, o ensinamento se dá através de outro acontecimento extraordinário. Se o primeiro foi aquela sequência de tentações, hoje nós ouvimos Nosso Senhor transfigurando-se e mostrando a três dos seus apóstolos um pequeno ``flash'', digamos assim, da sua divindade, mas o suficiente para deixá-los muitíssimo impressionados."

Homilia do dia 13/março/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).




segunda-feira, 7 de março de 2022

Não esqueçamos do alimento da alma

"É preciso olhar, em tudo o que eu faço, se em primeiro lugar está Jesus, se em primeiro lugar está Deus, se o mais importante é, realmente, a minha vida espiritual. Aí poderemos cair na realidade ao perceber a incoerência de dizer que esqueceu de rezar. Eu não estou falando só para você, mas para mim em primeiro lugar. Eu também já pensei: nossa, esqueci de rezar o meu Angelus, era meio-dia; mas eu não esqueci de almoçar. Mas era preciso alguém tocar um sino, para me despertar e chamar para o Angelus."

Homilia do dia 06/março/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).




domingo, 27 de fevereiro de 2022

Jesus, filho de Davi, tem piedade!

"Na segunda parte do Evangelho da missa deste domingo, o evangelista narra o milagre da conversão de um cego. Ele não estava vendo Jesus, mas ouvia um barulho, ouvia um ruído. Perguntou o que estava acontecendo, e responderam: é Jesus de Nazaré que está passando por aqui. Observem que ele não gritou: ``Jesus de Nazaré!'', mas ``Jesus, filho de Davi! tem piedade!'', pois Jesus não era simplesmente um morador de Nazaré, mas ``filho de Davi'', que era um dos títulos usados para o Messias. E ele gritava cada vez mais forte: ``tende piedade de mim!''.

Nosso Senhor se aproxima dele, e pergunta: que queres que eu te faça? E ele diz: que eu veja. Nosso Senhor responde: vê! a tua fé te salvou. Notem que aqui há uma mudança de assunto, pois a resposta que deveria ser: vê! agora está curado, é trocada por: vê! a tua fé te salvou. Jesus está vendo uma coisa diferente; são reações que vão além das impressões externas. E o que o homem curado fez? Imediatamente, vendo a Jesus, passou a segui-lo e a glorificar a Deus. Isso ajudou o povo a reverenciar ainda mais Nosso Senhor."

Homilia do dia 27/fevereiro/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).





segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Suportai de boamente os loucos

"Continua a leitura: 'Então, se tendes bom senso, suportais de boamente os loucos.' Loucura aqui se refere a quê? Falta de bom senso. De vez em quando na sua casa alguém faz loucura? Faz. Qual é a pessoa que na sua casa nunca perdeu o bom senso? Infelizmente não existe, porque sempre vai acontecer algo imprevisível. Nós, depois de muito treino, muita força de vontade, damos uma tremidinha mas seguramos; mas o desejo de explodir, veio. Se você já consegue se deter, então trate de boamente (com bondade) os loucos."

Homilia do dia 20/fevereiro/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Homilia pelo aniversário da Congregação Mariana

"Eu digo isso, particularmente, dentro de nossa comunidade: que vocês possam dar continuidade a esse movimento. Vão atrás dos idosos, mas também dos jovens, das crianças, pois a congregação Mariana tem uma espiritualidade capaz de fornecer a qualquer católico um crescimento na vida espiritual. Ser congregado Mariano não te impede de participar de nenhum outro movimento, não te impede de amanhã ser um religioso, entrar para uma congregação religiosa, de se tornar sacerdote, de casar-se ou de permanecer solteiro ou continuar viúvo, nada. Na congregação Mariana não existe nenhum empecilho para nela permanecer, exceto se a pessoa não praticar duas coisas essenciais: uma profunda devoção à Nossa Senhora por meio da oração, e uma profunda coerência entre a própria vida e a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo."

Homilia do dia 13/fevereiro/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).






terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Revestir-se de caridade

"O que vai levar as famílias e os membros da Igreja a conseguirem progredir na virtude está contido nas palavras de São Paulo: em tudo o que fizeres revesti-vos de caridade. Põe um véu de caridade; uma saia, um vestido de caridade; uma calça, uma camisa, passa um perfume de marca caridade; vai escovar seu dente com a pasta de dente chamada caridade. Eu estou falando simbolicamente mas sei que vocês me entenderam. Quero dizer: em tudo o que você fizer, em tudo o que você usar, coloca a caridade. Revesti-vos de caridade em tudo, pois a caridade é o vínculo da perfeição. É a caridade que vai unir a modéstia, a paciência, a benignidade e assim por diante. Que Nossa Senhora nos ajude a compreender essas realidades da nossa vida espiritual e, como todos os que aqui estão já deram muitos passos no caminho da perfeição, que sejam reavivadas estas verdades em nossas almas."

Homilia do dia 06/fevereiro/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).




domingo, 30 de janeiro de 2022

Aprender com o erro dos apóstolos

"Não resta dúvidas, também, que as orações feitas pelos apóstolos foram fruto do medo pelas circunstâncias que os rodeavam. De fato, Jesus estava dormindo; certamente, estava cansado, tinha pregado; tinha um corpo humano, e o corpo humano necessita de descanso. Talvez, até por providência, quis deixar essa impressão humana aos apóstolos. Enquanto caía aquela baita tempestade, o navio quase afundando, os apóstolos começaram a rezar, chamando Jesus: acorda, Senhor! É uma forma grosseira de se dirigir a Deus. Acorda Deus! E a palavra foi agressiva, porque eles sabiam quem era Jesus; sabiam que Ele era o Messias. Tanto sabiam que quiseram acordá-lo, mas para que, se Jesus não era marinheiro, nem o responsável por aquele barco?"

Homilia do dia 30/janeiro/2021, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).





domingo, 23 de janeiro de 2022

Deus é advogado e juiz

"Uma pergunta difícil de ser respondida: é preferível roubar ou ser roubado? Muito mais difícil é preferir ser roubado. É muito fácil cair na tentação que não fará diferença alguma para alguém (por exemplo, o patrão) caso venha a perder aquele bem. Mas não é bem assim. É preferível sofrer injustiça do que fazer injustiça. Quando eu cometo a injustiça, Deus se torna o meu juiz. Ele não faz parte da justiça humana e nem está sujeito a juízos errados ou comprometedores. O juízo de Deus é perfeito e irrevogável: não tem a quem apelar. Sofrer uma injustiça não é uma coisa agradável. Não vamos ficar torcendo para sofrer injustiças mas, quando isso ocorrer, saibamos que Deus se tornará o nosso advogado e juiz do outro. É preferível ter Deus como advogado do que como juiz."

Homilia do dia 23/janeiro/2021, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).



sábado, 22 de janeiro de 2022

Últimos dias para o Retiro Inaciano 2022 (para mulheres)

Conforme orienta a Regra de Vida dos congregados Marianos, no capítulo "II - VIDA ESPIRITUAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA", item "B) Exercícios de piedade próprios da Congregação Mariana" : "Em especial, deve o Congregado Mariano participar anualmente, do Retiro Espiritual fechado ou, pelo menos, aberto, promovido pela Congregação ou a Federação Diocesana, segundo o método dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, convencido de que este é um meio comprovadamente eficaz, recomendado pela Santa Igreja e tradicional nas Congregações Marianas, para reformar e afervorar a própria vida espiritual, criar o hábito da oração mental e do discernimento espiritual da ação do Espírito Santo em seu interior, para aprender a conhecer, seguir, amar e imitar a Jesus Cristo".

Neste sentido, vimos convidar não só congregadas marianas como também aspirantes e candidatas a participarem deste retiro a ser realizado no Recanto Sagrado Coração, em Guararema, no final deste mês. O formulário pode ser preenchido (sem nenhum compromisso) através deste link, onde são apresentados maiores detalhes. Salve Maria!

Foto: Retiro Inaciano organizado no ano de 2018 pela Congregação Mariana N. Sra. Aux. e S. José.




 

domingo, 16 de janeiro de 2022

O casal e a alegria da juventude

"Algo que infelizmente às vezes se ouve de um casal, um falando do outro: ``antes de casarmos, ele era tão perfumadinho, andava tão limpinho... depois que casou, relaxou; ela era tão amável, falava com tanta doçura... depois que casou, a língua virou uma faca''.  Tem sentido relaxar a vida depois do casamento? Não, porque o casamento tem essa vantagem, muito parecida com aquela frase que o padre diz ao celebrar a missa: subirei ao altar de Deus, que é a alegria da minha juventude. Se cada vez que o padre subir ao altar, quiser celebrar com todo o cuidado, com todo o amor, com todo o zelo, mesmo que o corpo vá ficando velho, a alma continua jovem. Se um homem e uma mulher, depois de passarem um dia vivendo juntos como marido e mulher, não quiserem crescer, aí então irão envelhecer no corpo e na alma. Mas não; entrarei no quarto da minha casa, que é a alegria da minha juventude. O que é o altar para o padre, é o quarto do casal para os casais. Se cada vez que o casal entrasse no seu quarto, achasse ser o pior lugar da casa, então imagine se aqui houvesse uma máquina de cartão, onde o padre registrasse o ponto antes e depois de celebrar a missa. Teria sentido isso? Nenhum. O mesmo se aplica à vida familiar de vocês. Por favor, concentrem a atenção na santificação das vossas famílias."

Homilia do dia 16/janeiro/2021, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).






sábado, 15 de janeiro de 2022

A Sagrada Família como analogia e modelo

"Aí começa, então, o culto à Sagrada Família, justamente percebendo que o número de seus membros lembra a Santíssima Trindade, e que Jesus, Maria e José são exemplos vivos para o cristão. Uma mulher olha para a Nossa Senhora e consegue entender que tem de ser uma mãe como Ela. Outro exemplo refere-se a essa atitude que nós ouvimos no Evangelho, quando Jesus era adolescente. Nossa Senhora o interpelou: filho, o que foi que você fez, onde é que você estava? estávamos preocupados! E Jesus: mãe, a senhora não sabia que eu devo fazer as coisas que meu pai pediu? É uma resposta bem típica da adolescência, que deixou Nossa Senhora sem questionamento, sem replicar: não é assim que se fala com a sua mãe! Jesus não foi mal educado mas sincero, falando da própria vocação e deste encontro com o Pai. Ela entendeu perfeitamente que não era São José o pai, mas Deus, o Pai Eterno."

Homilia do dia 09/janeiro/2021, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).




quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Epifania - A estrela nos guia para a oração

"Sem a estrela guia, os magos do oriente teriam saído dos países donde governavam e não iriam conseguir chegar com aquela precisão à gruta de Belém. Seria mais fácil achar -- como diz o ditado popular -- uma agulha no palheiro, do que eles saírem do oriente e chegarem lá em Belém. Eles se basearam também em informações de pessoas as quais desconheciam o tamanho da malícia e da maldade que estava em seus corações, como Herodes, que também foi pego de surpresa, e ironicamente estava perto. É interessante: uns vieram de tão longe para encontrar o Rei dos Judeus e adorá-lo, enquanto Herodes, que estava a alguns quilômetros do Rei, nem sequer fazia ideia, nem se lembrava mais dessa profecia; sua vida estava totalmente desorientada. A maldade de Herodes foi tanta que ele ordenou o assassinato de crianças inocentes."

Homilia do dia 03/janeiro/2021, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).




domingo, 2 de janeiro de 2022

Nossos três presentes ao menino Jesus

"Muitas vezes, paramos para refletir nos três presentes que os magos ofereceram: ouro, incenso e mirra. Os primeiros padres da Igreja já interpretavam isso como um sinal da vocação redentora de Nosso Senhor: o ouro, indicando a sua majestade, a sua divindade; o incenso, o sinal de reverência, de adoração, e a mirra, a sua paixão. Mas nós também podemos nos colocar no lugar dos reis magos e perguntar sobre os presentes que oferecemos a Nosso Senhor, dividindo-os também por esses graus de qualidade. O ouro, um mineral de extremo valor; o incenso, um perfume de suave odor, e a mirra, um remédio para aliviar a dor."

Homilia do dia 02/janeiro/2022, proferida pelo Pe. José Henrique do Carmo (link do vídeo no Youtube na própria publicação abaixo).