A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é a data especial, além das missas, da qual se celebra a presença REAL de Cristo na Eucaristia.
Sua trajetória histórica parte de Liège - Bélgica, onde a Freira (Santa) Juliana teve uma mesma visão por dois anos, da qual via a lua cheia com um risco ao meio. A irmã Juliana ficou órfã muito cedo, se tornou uma Irmã Agostiniana aos 14 anos, tendo uma fé fervorosa.
Quando fez o pedido fervoroso sobre a explicação de sua visão a Jesus no Santíssimo Sacramento, Ele respondeu: "a lua representa a Igreja com suas festas, e a faixa preta significa a falta de solenidade por que passava a igreja. Quero que seja criada uma festa especial em honra ao Sacramento do meu corpo e sangue."
Santa Juliana comunicou aos bispos, sendo um deles o Bispo Dominicano Jaques de Pantaleón, que se tornou o Papa Urbano IV.
Primeiramente o pedido de Juliana só foi aceito por dois bispos, o que não concretizou a solenidade, mas um cardeal, que conhecia Juliana, instituiu a celebração na igreja de São Martinho - Liège - esse o rito que seguimos até os dias de hoje, pois, quando se tornou Papa, Vossa Santidade (Dominicano) Urbano IV, instituiu por meio da Bula "Transiturus" essa data.
Santa Juliana não pôde ver isso na Terra, pois morreu dias antes sendo que, no dia de sua morte, pediu ao padre que colocasse uma hóstia consagrada sobre seu peito, pois ela não conseguia engolir nada, e milagrosamente a Hóstia desapareceu.
Santa Juliana falou então: "Meu doce Jesus", e morreu.
A solenidade de Corpus Christi é um convite à meditação sobre a importância da eucaristia, tendo Jesus dizendo na última ceia: "Este é meu Corpo... Isto é meu Sangue... fazei isto em memória de mim" (Mt 26,26). São Tomás de Aquino reforça: "Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia pois, nele, os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da Paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou."
A festa é comemorada por toda a igreja na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, onde o povo segue o sacerdote portando o Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus - a Hóstia.
https://www.cnbb.org.br/corpus-christi-6/
https://www.diocesesa.org.br/2017/06/o-significado-de-corpus-christi-para-nos-catolicos/
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-juliana/90/102/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.