São Francisco de Jerônimo nasceu em Grottaglie , na região de Taranto, no sul da Itália, em 17 de dezembro de 1642, sendo o primogênito de 11 irmãos.
Descobriu sua a vocação sacerdotal ainda novo, e quando era adolescente recebeu a tonsura (corte de cabelo dado pelo bispo), representando o primeiro grau de ordem no clero.
Estudou no Colégio dos Jesuítas, e decidiu por seguir este mesmo caminho, terminando os estudos em Nápoles, onde fez uma visita ao recém nascido "São Afonso Maria de Ligório", do qual profetizou: “Este menino viverá muito, muito; não morrerá antes dos 90 anos; será bispo e fará grandes coisas por Jesus Cristo”.
Queria servir no oriente, mas foi ordenado a fazer de sua terra o Oriente. E foi lá mesmo que sua atuação pastoral conduziu várias almas para a conversão pregando em praça pública ou nas ruas onde o perigo era tanto que nem mesmo a população "normal" não ousaria mais transitar.
A carta a seguir é um dos exemplos de fraternidade, ternura e amor do santo às pessoas. Foi escrita a um jovem que se revoltou contra os pais e decidiu sair de casa:
“Meu muito amado filho:
Hoje fui visitar seu pai e, ao não verte em casa como é usual, perguntei onde estavas. Imagine a tristeza que senti quando ouvi que havias saído de casa em circunstâncias que desnecessário descrever, pois sabes melhor do que eu. Eu não estou surpreso que tenhas seguido um impulso, pois somos todos humanos, sujeitos a muitas falhas, cheios de pecados. Mas sempre é tempo de olhar para dentro e reparar um erro cometido num momento impensado.
Deves lembrar que teu querido pai, ao repreendê-lo, não tem outro objetivo que não seja o teu bem. Portanto, peço-te que retornes para casa sem demora, e cumprindo o teu dever para com Deus e teu pai, que me prometeu para mim recebê-lo com carinho, como se nunca houvesses cometido tal afronta. Se te sentires embaraçado em aparecer em casa sozinho, venha aqui na casa dos padres, que eu te acompanharei. Cometeste um erro, meu filho, e agora é hora de reparar tua falta. Tenho certeza que és capaz de atender este conselho e espero ter a alegria de vê-lo novamente antes do próximo Domingo”.
https://pt.aleteia.org/daily-prayer/sexta-feira-11-de-maio/
http://www.santosebeatoscatolicos.com/2019/06/sao-francisco-de-jeronimo-presbitero.html
https://www.a12.com/redentoristas/noticias/afonso-e-maria-celeste-unidos-por-origens-napolitanas
http://santossegundojoaocladias.blogspot.com/2016/10/sao-francisco-de-jeronimo.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.