Nascido em 30 de novembro de 1591, na cidade de Sandomir - Polônia. Vindo de uma família de nobres, decidiu se tornar padre, ordenado em 1622 no seminário dos Jesuítas, na Lituânia, mas exerceu o ofício de enfermeiro durante uma epidemia de cólera.
Também foi superior em Bobrik - Bielourussia - onde permaneceu por 20 anos, mesmo em meio aos conflitos daquela região.
Mas foi em meio à guerra religiosa entre católicos, ortodoxos e protestantes que o sacerdote fez a diferença agindo com tranquilidade e pacificidade, tendo suas pregações escutadas até pelos inimigos, dos quais o chamavam de "Caçador de almas".
Durante esse período conflituoso, os cossacos russos começaram uma perseguição religiosa que destruiu conventos, igrejas e martirizou os católicos, dos quais Santo André Bobola foi um deles... torturado até a morte.
O corpo foi levado para Pinsk, onde foi venerado por TODOS, fossem católicos ou não, até 1808, quando foi enviado à antiga União Soviética.
Em 1923 o entregaram aos jesuítas, por meio de negociações do Papa Pio XI, assim foi conduzido a Roma em 1924 e em 1938, Papa Pio XI, o proclamou santo e padroeiro da Polônia, junto com Nossa Senhora de Czestochowa, e apóstolo da Lituânia.
https://santo.cancaonova.com/santo/santo-andre-bobola-dedicado-aos-jovens-e-a-palavra-de-deus/
http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/santo-andre-bobola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.