Madalena Sofia Barat nasceu no dia 12 de dezembro de 1779, em Joigny de Borgonha - França. Seu nascimento foi prematuro, devido a um incêndio na casa de seus pais, pondo em risco de vida ela mesma e sua mãe, tendo que ser batizada imediatamente. Dessa forma, seu padrinho foi o próprio irmão, Luiz Barat. Isto pode ter contribuído para a sua fragilidade física e pouca estatura, mas compensou tudo isso em sua enorme fé e dedicação.
Nas aulas de catecismo, era a primeira da turma, demonstrando um aprendizado diferenciado. Seu irmão, estudante de teologia, se tornou subdiácono e professor de um ginásio, levando sua irmã consigo, onde ela passou a aprender latim, grego, italiano e espanhol e aos 14 anos fez sua primeira comunhão e o voto de castidade.
Em meio à revolução francesa, passaram muitas dificuldades, pois seu irmão foi encarcerado, assim como sacerdotes e religiosas, e teve de confortar sua mãe. Por milagre, ele escapou da guilhotina, vindo a ser ordenado sacerdote posteriormente, celebrando missas clandestinas em Paris.
Trabalhando na reconstrução da igreja, atacada pela revolução francesa, Madalena teve orientação do Padre Varin, que a influenciou na fundação de uma congregação de educadoras, inspirada pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus e Maria, dizendo: "Aceito tudo, sem compreender nem prever nada."
A Congregação, fundada diante de um quadro da Virgem Maria em 21 de novembro de 1800, teve o objetivo de ensinar, gratuitamente, meninas pobres, na capela da Rua Touraine.
Mesmo sendo a mais nova, Madalena foi nomeada superiora.
Mesmo diante das dificuldades a congregação foi aprovada pela igreja em 1826, pelo Papa Leão XII e, para sustentá-la, criava escolas em pares, sendo uma escola particular para custear a outra que era gratuita.
Durante 63 anos ela fundou 122 escolas em 16 países e, mesmo não tendo podido visitar todas, manteve contato por meio de cartas.
Santa Madalena previu sua morte três dias antes e se despediu das irmãs de hábito, dizendo: “Apresso-me a vir hoje, pois na quinta-feira vamos para o Céu”. Três dias depois, sofreu um ataque que a deixou paralítica e no dia 25 de maio de 1865 - FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR - carregada de méritos e trabalhos pela glória do Coração de Jesus, beijando o Crucifixo, entregou sua alma a Deus.
Vários milagres e muitas conversões aconteceram logo depois de seu falecimento, conforme os registros que regeram sua canonização, que ocorreu em 24 de maio de 1925, decretada pelo Papa Pio XI."
E quanta humildade teve essa santa. Mesmo tendo muitas ocupações só tirou delas coisas boas e não deixou de ser simples: "O trabalho excessivo é um perigo para as almas imperfeitas; mas as perfeitas obtêm por este meio uma rica colheita", disse ela.
https://comeceodiafeliz.com.br/santo/santa-madalena-sofia-barat
http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2012/05/santa-madalena-sofia-barat-fundadora.html
http://coisasdesantos.blogspot.com/2017/05/25-de-maio-santa-madalena-sofia-barat.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.