quinta-feira, 19 de maio de 2016

20 de maio - Maria é realmente a esperança dos pecadores

    Depois que Deus criou a Terra, criou também dois luzeiros. Um maior, isto é , o Sol, para que iluminasse de dia. Outro menor, isto é, a Lua, para que brilhasse à noite (Gn 1,16). O sol, diz o Cardeal Hugo, é a figura de Jesus Cristo, de cuja luz gozam os justos que vivem no dia da divina graça. A lua, é a figura de Maria, por meio da qual são iluminados os pecadores que vivem na noite do pecado. Já que Maria é esta lua propícia aos miseráveis pecadores, se algum miserável, diz Inocêncio III, se acha imerso nesta noite de culpa, que há de fazer? Aquele que perdeu a luz do sol, perdendo a divina Graça, volte-se para a lua, faça oração a Maria; dela receberá luz para conhecer a miséria de seu estado e força para deixá-lo imediatamente. Garante-nos S.Metódio que os rogos de Maria convertem continuamente uma quase inumerável multidão de pecadores.
    Um dos títulos com que a Santa Igreja saúda Maria e que muito anima os pobres pecadores, é aquele da Ladainha: Refúgio dos Pecadores.
    Havia na Judéia, outrora, cidades de refúgio, nas quais os culpados podiam abrigar-se e ficavam a salvo das penas merecidas. Agora já não há tantas cidades de refúgio como antigamente. Só há uma , que é Maria Santíssima, da qual foi dito: Coisas gloriosas se tem dito de tí, ó cidade de Deus (Sl 86,3). Existe aqui uma diferença porém. Nas antigas cidades de refúgio não havia asilo para todos os culpados, nem para toda a sorte de delitos, enquanto que sob o manto de Maria  acham refúgio todos os pecadores e toda a espécie de delito. Basta que se recorra a ela, para se estar a salvo. Sou cidade de refúgio para todos que a mim recorrem, faz S.Damasceno dizer nossa Rainha. Só se exige que a ela se recorra, "Ajuntai-vos e entremos na cidade fortificada e guardemos aí silêncio" (Jr 8,14). Esta cidade fortificada, explica S.Alberto Magno, é a Santíssima Virgem fortificada em graça e glória.
    "Guardemos aí silêncio"- a isso observa a Glossa: Já que nós não temos de pedir ao Senhor, basta que entremos nesta cidade, e nos calemos; porque Maria falará e rogará por nós. Exorta por isso Benedito Fernandes todos os pecadores a refugiarem-se sob o manto de Maria, dizendo: Fugi ó Adão, ó Eva, fugi ó filhos seus que tem ofendido a Deus, fugi e refugiai-vos no ceio desta boa Mãe. Não sabeis que é ela a única cidade de refúgio e a única esperança dos pecadores? Também nos sermões atribuídos a S.Agostinho, Maria é chamada nossa única esperança.
    Da mesma forma exprime-se S. Efrém: Vós sois a única advogada dos pecadores e daqueles que precisam de todo o socorro. Eu vos saúdo como asilo e refúgio no qual ainda podem os pecadores achar salvação e acolhimento. E isto precisamente Davi queria fazer com as palavras: Ele me põe a coberto no escondido do seu tabernáculo (Sl 26,5). E quem é este tabernáculo de Deus, senão Maria, como a chama André de Creta? "Tabernáculo feito por Deus, em que só Deus entrou para cumprir os grandes mistérios da Redenção".
    Diz a este propósito o grande padre da Igreja S.Basílio, que o Senhor nos deu Maria como um hospital público, onde se podem recolher todos os enfermos, que são pobres e desamparados de todos os socorros. Ora, pergunto eu, quais são os que mais direito tem a ser admitidos nos hospitais destinados aos indigentes? Não são porventura os mais pobres e mais enfermos? Portanto, quem se achar mais pobre, isto é, mais despido de merecimentos, e mais oprimido das enfermidades da alma, que são os pecados, pode dizer a Maria: Senhora, vós sois o refúgio dos enfermos pobres; não me desampareis. Pois, sendo eu o mais pobre de todos, tenho mais razão para que me aceiteis. Digamos com S.Tomás de Vilanova: Ò Maria, nós, miseráveis pecadores, não sabemos achar outro refúgio fora de vós. Sois nossa única esperança, a quem confiamos a nossa salvação; perante Jesus Cristo sois nossa única advogada, a quem nos dirigimos.
    Astro precursor do sol é Maria, nas revelações de S.Brígida. Quer isto dizer: Quando em uma alma pecadora desponta a devoção a Maria, é sinal certo que dali a pouco Deus a virá enriquecer com a sua graça. Para avivar nos pecadores a confiança na proteção de Maria, recorre o glorioso S.Boaventura à imagem de im mar atingido pela tempestade. Os pecadores já caíram da nau da divina graça e são carregados, de todos os lados, sobre as ondas, pelos remorsos de consciência e pelo temor da justiça de Deus,sem luz nem guia. Já estão próximos de perder toda a esperança, prestes a desesperar. Eis que neste momento o Senhor lhes mostra Maria, Chamada comumente Estrela do Mar, e brada-lhes: Pobres pecadores, já que estais quase perdidos, não desespereis; volvei os olhos para esta formosa Estrela e confiai ; pois Maria vos livrará desta tempestade e vos conduzirá ao porto da salvação.
    O mesmo diz S.Bernardo: Se não queres ficar submergido das tempestades, olha para a Estrela e chama por Maria para que te socorra. Pois, como Blósio, é ela a única salvação de quem ofendeu  Deus, o único refúgio dos tentados e atribulados. -Esta Mãe de misericórdia é toda benigna , toda suave, nao só para com os justos, mas também para com os pecadores e desamparados. Logo que os vê recorrer a ela, pedindo de coração seu auxílio, prontamente os socorre, acolhe-os e obtem-lhes o perdão de seu Filho. A ninguém desdenha, por mais indigno que seja. A ninguém sonega a sua proteção, a todos consola e, apenas é chamada já está presente. Com sua bondade infinita muitas vezes atrai à sua devoção os afastados de Deus e desperta-os da letargia do pecado. Por este meio diepoem -se receber a graça e tornam-se finalmente dignos da eterna glória. De coração compassivo e tão amável dotou o Senhor esta sua filha predileta, que ninguem pode recear recorrer à sua intercessão. Enfim, conclui o piedoso Blósio, não é possível que se perca quem com diligência e humildade cultiva a devoção para com a divina Mãe.

Santo Afonso Maria de Ligório  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.